Tudo bem que os cervejeiros de plantão vão achar um verdadeiro sacrilégio desperdiçar um gole de cerveja gelada para jogá-lo em uma frigideira quente, mas... O vídeo que você está prestes a assistir mostra o que acontece quando um pouco da bebida entra em contato com uma superfície superquente e ao contrário do que você possa estar imaginando, o líquido não espirra nem borbulha. Quer ver?
Segundo o pessoal do Mashable, uma possível explicação para a formação da bolha estranha que você viu no vídeo é o Efeito de Leidenfrost. O nome pode parecer complicado, mas você certamente já viu esse fenômeno acontecendo antes! Sabe quando gotas caem em uma panela muito quente e começam a deslizar sobre a superfície antes de entrar em ebulição? Então, esse é o tal efeito de nome difícil!
O que acontece durante o fenômeno é que, em vez de deslizar sobre a superfície da panela, as gotas estão deslizando sobre uma camada de vapor de água. Para que isso aconteça, é necessário que a superfície esteja na temperatura exata, ou seja, quente o suficiente para que o líquido não evapore imediatamente.
Deixe seu comentário abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário